domingo, 25 de junho de 2017

RESUMO PUBLICADO | PUBLISHED ABSTRACT : A permanência de formas e motivos medievais em têxteis barrocos


RESUMO: Ao serem realizados estudos de filiação estética das formas e motivos contidos em têxteis litúrgicos da Coleção Histórico-Artística da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo, fundada em 1644, inicialmente identificados como do período Barroco, nos deparamos com um resultado inusitado. Parte destes, na verdade, eram motivos medievais catalogados em Contributi allo studio dell'arte tessile, escrita por Giorgi Sangiorgi (1886-1960), colecionador italiano, cuja parte de sua coleção está depositada no The Metropolitan Museum of New York. Esta obra, disponibilizada online, faz parte deste contexto de digitalização de acervos bibliográficos e artísticos, disponibilizados em bancos de dados que propicia maior acesso a pesquisadores de diversas disciplinas. Desta forma, pensamos que tanto a História da Arte quanto as Humanidades Digitais são duas áreas do saber que se entrelaçam, fomentando novas interpretações e questionamentos sobre a presença de objetos medievais, o que pode reconfigurar os estudos de modo interdisciplinar. Neste sentido, pudemos identificar a permanência de determinadas formas e motivos ao verificarmos, preenchendo uma lacuna no que tange a descrição iconográfica. Portanto, pensamos em discutir a importância dos estudos medievais, seu imaginário e suas imagens como fontes de estudos iconográficos em um arco temporal ampliado, a partir de nossas constatações iniciais, com base metodológica para o estudo da imagem e seus usos por Bock (1859), Burckhardt (2011), Focillon (1983), E.H. Gombrich (2012a, 2012b) e Panofsky (1990, 1995), em heráldica por William Berry (1828), na história por Huizinga (2010), Le Goff (2013), entre outros teóricos.


ABSTRACT: When studies of aesthetic affiliation were carried out on the forms and motifs contained in liturgical textiles of the Historical and Artistic Collection of the Venerable Third Order of St. Francis of Penance of the City of São Paulo, founded in 1644, initially identified from the Baroque period, we came across an unusual result. Some of these, in fact, were medieval motifs catalogued in Contributi allo studio dell'arte tessile, written by Giorgi Sangiorgi (1886-1960), Italian collector, whose partial collection is deposited in The Metropolitan Museum of New York. This work, available online, is part of this context of digitization of bibliographical and artistic collections, available in databases that provide greater access to researchers from different disciplines. Bearing this in mind, we think that both the History of Art and Digital Humanities are two areas of knowledge that are intertwined, fostering new interpretations and questions about the presence of medieval objects, which can reconfigure studies in an interdisciplinary way. In this sense, we were able to identify the permanence of certain forms and motifs, filling a gap concerning the iconographic description. Therefore, we will be discussing the importance of medieval studies, the imagery and images as sources of iconographic studies in an extended temporal arc, starting from our initial findings, with a methodological basis for the study of the image and its uses by Bock (1859), Burckhardt (2011), Focillon (1983), EH Gombrich (2012a, 2012b) and Panofsky (1990, 1995), in heraldry by William Berry (1828), in History by Huizinga (2010), Le Goff (2013), among other theorists.

Citation
​CONCEIÇÃO, R.A. (2017). A permanência de formas e motivos medievais em têxteis barrocos. In: Programme Book of Abstracts of International Conference Reading the Middle Ages Today: Sources, Text and Translation. p. 9-10.