sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

II SEMINÁRIO DE BENS CULTURAIS DA IGREJA - 26 e 27 de agosto de 2022 Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Campus PIO XI

 

II SEMINÁRIO DE BENS CULTURAIS DA IGREJA
Tema: “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”
26 e 27 de agosto de 2022
Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Campus PIO XI
 
 
O Museu da Obra Salesiana no Brasil - MOSB, e UNISAL – Curso de Teologia -, com apoio de Vestes e Ornatos, nesta data, lançam o Edital para a chamada de trabalhos para o II SEMINÁRIO DE BENS CULTURAIS DA IGREJA, a ser realizado nos dias 26 e 27 de agosto de 2022, e comunica as normas de inscrição para apresentação oral.
 
As inscrições para comunicadores poderão ser realizadas de 26/02 a 09/04. Todas as instruções bem como os modelos para submissão podem ser baixadas no site do evento. Os interessados poderão acessar a página do evento no link: http://www.lo.unisal.br/sistemas/sbci2022/default.aspx
 
Sobre o II Seminário de Bens Culturais da Igreja
Em sua segunda edição, o Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como tema “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”, um convite à reflexão sobre esta temática tão pouco explorada ou mesmo conhecida. As novas congregações religiosas que chegam ao Brasil entre os fins do século XIX e meados do século XX foram responsáveis pelas missões apostólicas, cada uma delas obedecendo a regras específicas de seus fundadores, fazendo com que diversos setores da vida social viessem a ser contemplados, entre eles, os ligados à educação e ao trabalho. Em 1881, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho (1826-1894) participa do lançamento da pedra fundamental do Lyceu de Artes, Officios e Commercio; três anos depois é lançada pedra da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, atualmente Santuário, obras vinculadas a Congregação dos Salesianos.
 
Neste sentido, devemos lembrar da atuação do Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1850-1930) que, em 1894, durante sua visita e estada em Roma, como procurador de Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, terá como incumbência trazer congregações religiosas para atuar nas missões e no ensino, tendo em vista o panorama religioso, cultural e educacional do Brasil, resultante dos diversos processos políticos desencadeados no período imperial e continuados na transição ao republicano. Além das novas missões, destacamos as reformas em ordens religiosas já atuantes no Brasil desde o século XVI, como os beneditinos. Como reflexo deste novo clima, a arte e a arquitetura respondem às questões ético-estéticas de cada uma destas ordens vindas de diversas partes da Europa.
 
Este seminário versará sobre temas como educação, trabalho e missão, bem como aqueles em que a arte e arquitetura respondam às questões próprias da arte sacra, a Beleza e a contemplação do Divino. Os convidados para esta edição do evento são religiosos, pesquisadores, profissionais das áreas de arquitetura e arquivo, compreendendo a necessidade do estabelecimento do diálogo interdisciplinar, necessário ao trabalho de preservação e conservação dos bens culturais da Igreja, sejam estes produzidos ou custodiados pelas instituições religiosas.
 
O evento tem como missão agregar pessoas interessadas do meio acadêmico, profissional, estudantes e demais interessados, cuja premissa é a troca de informações e geração de conhecimentos que visam a conscientização quanto a proteção e a difusão destes bens, sejam do ponto de vista pastoral quanto patrimônio cultural.
 
Comissão Científica
Prof. Dr. Antônio Wardison, UNISAL
Profª. Me Rosangela Aparecida da Conceição, IEM - FCSH NOVA
Profª. Me. Karen Simões Monteiro
Prof. Esp. Marcos de Lima Moreira, Museu da Obra Salesiana no Brasil
 
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Antônio Wardison, UNISAL
Prof.ª Me Rosangela Aparecida, da Conceição, IEM - FCSH NOVA
Prof. Me. Warner Brezolin, UNISAL
Prof. Esp. Marcos de Lima Moreira, Museu da Obra Salesiana no Brasil
Esp. Juliana Cristina Vieira, UNISAL